27.4.10

Das mudanças


Hoje fui supreendida. Com a notícia de casamento de uma amiga, a mesma que há menos de uma semana me tinha surpreendido por estar grávida. Hoje fui supreendida. Com a notícia de um despedimento, daqueles que nunca imaginei que acontecesse, pois tinha essa amiga no lugar dos intocáveis.

Hoje percebi como a vida não pára para nós pensarmos nela e a organizarmos em calendário. Hoje percebi que não há inevitáveis e que não há ninguém que seja insubstituível, por mais que se pense que sim. Hoje percebi a fragilidade dos planos e das vidas. De como tudo muda e nos ultrapassa.
Da que chorava e não se conformava com o azar e se achava solteira para sempre, até passar a ter uma relação feliz e um anel e bebé a caminho, da que via as amigas à volta a serem despedidas e ela a ser aumentada de trabalho, a revoltar-se de incompreensão e de choque por ter também ela um papel de adeus nas mãos.

Ontem eu. Hoje ela. Amanhã tu.
Amanhã eu. Hoje ela. Ontem tu.

3 comentários:

Madame Pirulitos disse...

Há aqui algumas ideias bastante interessantes neste post 8assim pareço mesmo uma velha a falar!!!)

Eirckson falava da moratória para se referir à adolescência, um espaço-tempo de espera, onde era permitido experimentar, escolher, sem problemas.

Mais tarde viu-se que nem aí se tinha liberdade para fazer o que apetecia e que as acções, também aí, tinham consequências.

pensei nisto quando escreveste que a vida não permite que paremos para pensar nela, para nos organizarmos, para decidirmos.

Também gostei da imagem da rapariga que não quer de maneira casar e ter filhos e que depois tudo muda, quase de um momento para o outro. Tenho duas amigas a quem aconteceu isso aos 32 anos.

A frase ficaria muito melhor em inglês mas aideia é esta: não pdemos tomar nada como garantido. Penso que será essa a grande moral desta estória.

Beijo

C disse...

"Não faças demasiados planos para a vida, pois podes estragar os planos que a vida tem para ti" Agostinho Silva

T disse...

Madame Pirulitos,


também eu me junto a esse grupo das tuas duas amigas, precisamente com a mesma idade.

Definitivamente nada, mesmo nada é garantido e mal de quem assim o pensa. Infelizmente desde cedo percebi isso.

C

Essa frase é genial. O conceito já o conhecia e já tinha o ouvido de outras formas, mas posto por estas palavras está perfeito.